Menu Guitarra

Para entender como funcionam os acordes precisamos compreender a sua estrutura harmônica, ou seja, quais notas são usadas para construir um acorde.

Todo acorde tem como base uma nota Tônica que é justamente a nota que da nome ao acorde e mais dois intervalos de terça.

Intervalo é a diferença de altura entre duas notas. Por exemplo a escala de DÓ MAOIR possui a tônica em "C" seguida dos intervalos de D(ré), E(mi), F(fá), G(sol), A(lá), B(sí) e novamente C(oitava).

Ao combinarmos a 1º nota com a 3º e a 5° formamos o acorde támbem conhecido como TRÍADE.

Analizando um acorde percebemos que algumas notas se repetem, são chamados dobramentos de notas em tríades, frequentemente a nota dobrada é a tônica que reforça a sonoridade geral do acorde , dobrar a quinta fortalece a estabilidade do arcorde, e dobrar a terça infatiza a tonalidade do acorde(se ele é maior ou menor).

As tríades podem ser de quatro tipos

        Maior:..............1- 3 - 5
        Menor:.............1- b3-5
       Aumentada:......1- 3 -#5
        Diminuta:..........1- b3 -b5

Existe quatro tipos de tríades elas são constituídas de terças e é esses intervalos que caracterizam se ela é maior, menor, aumentada ou diminuta.

Quando uma uma tríade maior possui uma 5º sustenizada dizemos que esse acorde e aumentado, se a tríade for menor e tiver a 5º bemolizada dizemos que o acorce é diminuto .

        #=sustenido
         b=bemol
Maior (dó)
Aumentado (dó)
Menor (dó)
Diminuto (dó)
Comentários (0)

Não temos comentários antigos

Deixe seu Comentário 





Visitas
2009-2010 - Brasil - Menu Guitarra
Free Web Hosting